sábado, 22 de dezembro de 2012
Capacidade de concentração, foco seletivo e capacidade de bloquear a distração são funções executivas seminais que se desenvolvem minimamente nos jovens. Todas essas funções se desenvolvem e fortalecem ao longo dos anos, com o amadurecimento do córtex pré-frontal.

Com base nisso foi desenvolvida uma pesquisa com crianças bilíngues, que aprendem em casa uma língua diferente da ensinada na escola. O que a pesquisa descobriu foi que as crianças bilíngues apresentam maior capacidade de concentração, são mais resistentes à distração e têm mais capacidade de fazer julgamentos e tomar decisões.

A principal explicação para isso é que as pessoas bilíngues necessitam, frequentemente, selecionar a linguagem usada e as palavras que se encaixem nesses critérios linguísticos para transmitir com clareza suas intenções durante a comunicação. Para fazer isso, o cérebro avalia ativamente os sistemas de linguagem “concorrentes” para manter a atenção no sistema escolhido.

Outra vantagem que os bilíngues levam sobre as outras pessoas são a sua capacidade de atenção e memória. Ainda de acordo com a pesquisa, o hipocampo, uma espécie de estação de retransmissão de informações do cérebro, permite que mais dados sejam armazenados. Essa capacidade de lembrar-se de mais coisas é responsável por aumentar a atenção.


Fonte: universia.com.br

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
Dourados, MS, Brazil
Blog da CIA Cursos com matriz em Dourados - MS. Endereço oficial do site www.ciacursos.com.br A CIA Cursos Profissionalizantes é uma escola de educação para o mercado de trabalho. Fundada a mais de 18 anos, já formou mais de 20 mil profissionais em toda a Grande Dourados. A CIA Cursos possui unidades em Dourados, Itaporã, Ponta Porã e Rio Brilhante.

Compartilhe

Ciacom Propaganda e Marketing. Tecnologia do Blogger.